Submissão

ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NOS GRUPOS TEMÁTICOS (GT)

Ressubmissões

  1. Em caso de solicitação de RESSUBMISSÃO, entre na área do Congressista, com seu login e senha.
  2. Na área direita de sua tela haverá um quadro solicitando a ressubmissão. Clique.
  3. O sistema abre as mesmas sessões da submissão original. Você poderá fazer os acertos necessários, inclusive, no Resumo que ficará online.
  4. Delete (apague) o arquivo anterior e faça o uploud do arquivo corrigido. Confirme. Siga adiante (conforme as orientações do próprio site). Confirme.

TIPOS DE TRABALHOS
a) Trabalho Original: O trabalho deve ser uma contribuição original, resultante de pesquisa de campo ou decestudos clínicos, que tragam contribuições efetivas e inovadoras para um campo específico do conhecimento. A análise e a interpretação dos dados coletados devem apresentar fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e/ou explicar o problema pesquisado.
b) Revisão bibliográfica/ Revisão de Literatura / Reflexão teórica: Análises críticas, revisões teóricas, revisões sistemáticas ou integrativas, discutindo e/ou aprofundando temas de uma determinada área do conhecimento.
c) Estudo de caso: Estudos analíticos sobre fenômenos sociais complexos, especificando, se possível, o método, planejamento, abordagens específicas à coleta e análise de dados.
d) Relato de experiência: Descrição de uma vivência acadêmica ou profissional, devidamente relacionada à reflexão teórica, de maneira a contribuir para a discussão, a troca de conhecimentos e a proposição de novas ideias, bem como a exposição de dificuldades, enfrentamentos e soluções encontradas no campo da pesquisa.

DECLARAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

  • Os autores de artigos que envolvem relatos e experiências envolvendo seres humanos e animais devem indicar, no corpo do texto, na descrição dos procedimentos metodológicos, os protocolos adequados às normas éticas da comissão responsável pela experimentação humana (institucional e nacional) e de animais.
  • A pesquisa a ser publicada deve apresentar termos de consentimento livre e esclarecido, a constar nos anexos e/ou apêndices.
    Verifique as normas no link: https://www.unifsa.com.br/institucional/comite-de-etica

REFERÊNCIAS NORMATIVAS | ABNT

  • A submissão será no formato TRABALHO COMPLETO. Para efeitos de publicação, o arquivo deve ser enviado em formato pdf.
  • Os trabalhos submetidos ao CBCS 2019 devem seguir as referências normativas abaixo:
    • NBR 6022: 2018 apresenta os elementos que constituem um artigo científico;
    • NBR 6023: 2018 –Informação e documentação – Referências – Elaboração;
    • NBR 6024: 2012 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;
    • NBR 6028: 2003 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação;
    • NBR 10520: 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;
    IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

ESTRUTURA DO TRABALHO

FORMATAÇÃO

  • Formatação do trabalho Completo em formato A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens esquerda e direita iguais a 3,0 cm e as demais, iguais a 2,5 cm;
  • Páginas numeradas (abaixo e à direita) e linhas, iniciando a cada página.
  • Fonte (tipo) Calibri:
    Título do trabalho: tamanho 14
    – Nome dos autores: tamanho 11
    – Texto do Resumo: tamanho 11 e espaçamento entrelinhas simples
    – Texto do Trabalho: tamanho 12;
    – Rodapé: tamanho 10 (e espaçamento simples)
    – Citações recuadas (com mais de três linhas): tamanho 11
    – Legendas das ilustrações e tabelas: tamanho 11
  • Espaçamento entre as linhas para o corpo do texto: 1,5 cm (com exceção, citação recuada, que é simples).
  • O texto do trabalho deverá ter alinhamento justificado (alinhado, igualmente, à esquerda e à direita).
  • Gráficos e tabelas devem ser inseridos no texto do trabalho como objetos ou figuras (copiar, colar especial), centralizados. Os títulos de gráficos/tabelas devem ser inscritos no topo, indicando a natureza e as abrangências geográfica e/ou temporal dos dados numéricos apresentados. A fonte dos dados deve ser indicada logo abaixo dos gráficos e tabelas. Esta informação é obrigatória ainda que a tabela tenha sido elaborada pelos/as autores/as.
  • As referências das fontes e documentos efetivamente citados no trabalho, devem obedecer a NBR 6023, Informação e documentação – Referências – Elaboração (ABNT, 2018), sendo registradas em lista ordenada alfabeticamente. Documentos utilizados como suporte para a elaboração do trabalho, como dicionários gerais, normas para apresentação, entre outros, não precisam constar nas referências.

MODELO SUBMISSÃO

O Trabalho deve ter, no máximo, doze (12) páginas, elaborado conforme essa formatação (clique nesse link)

PROBLEMAS?
Baixe preferencialmente com o Mozilla. Se o Arquivo não ficar disponível para download, desabilite o bloqueador de novas páginas em seu computador.

ESTRUTURA | Trabalho Completo:

  • O trabalho deve seguir ao modelo template disponível nesta plataforma:
  • Título.
  • Autores/as do trabalho, alinhados à direita e colocados por ordem de importância e contribuição para a pesquisa, sendo as suas instituições identificadas pelas siglas.
    O limite máximo de autores por trabalho é de sete (7) autores, incluindo o/a orientador/a.
    Cada autor deve ter suas credenciais acadêmicas sinteticamente informadas por meio de nota de rodapé (Titulação acadêmica, instituição de ensino que representa e e-mail de contato).
  • Resumo (simples) e Palavras-Chave (mínimo de três e máximo de 5 palavras, separadas por ponto).
  • O trabalho deve contemplar, em sua estrutura, as seguintes seções norteadoras (não necessariamente nomeadas desta forma):
    – Introdução;
    – Metodologia/Material e Métodos;
    – Resultados e Discussão;
    – Considerações finais/conclusões
    – Referências.
  • Todos os tópicos que intitulam seções do trabalho (RESUMO, INTRODUÇÃO, etc.) devem ser escritos em maiúsculas, em negrito, não numerados.

CORREÇÕES E AJUSTES NO TRABALHO:

  • Correção do arquivo do trabalho: eventualmente, a coordenação do GT poderá pedir modificações no trabalho. O trabalho corrigido deve ser novamente postado na plataforma, dentro do prazo especificado, sob pena de não ser publicado nos ANAIS do CBCS 2019. Todos os trabalhos devem ser cuidadosamente revisados quanto às normativas da língua portuguesa e regras ABNT antes da submissão.
  • Trabalhos que não estejam dentro das normas especificadas neste edital não serão publicados nos ANAIS do CBCS 2019.