CONFERENCISTAS

IRENILZA DE ALENCAR NÄÄS

Engenheira pela UNICAMP e mestre em Agricultura, pela Cal Poly State University, concluiu PhD em Agricultural Engineering na Michigan State University, em 1980. Hoje é professora titular na Universidade Paulista desenvolvendo pesquisas em redes de produção de alimentos. É também professora colaboradora na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil e na Florida University, EUA. Tem mais de cem artigos publicados em periódicos especializados e vários trabalhos apresentados em anais de eventos científicos. Possui vários capítulos de livros e livros publicados, além de produtos tecnológicos e softwares patenteados. Proferiu palestras no Brasil e no exterior, em temas relacionados à aplicação dos conceitos de engenharia na indústria de produção animal.  Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de supervisão de pós-doutorado, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu prêmios e homenagens no Brasil e no exterior. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola-SBEA, da Asociación Latino Americana y del Caribe de Ingenieria Agricola – ALIA e da International Comission of Agricultural Engineering – CIGR.

MARIBEL R. FIDALDO

Doutora pela Universidade de Salamanca, Espanha, onde também concluiu Licenciatura em Comunicação Audiovisual e se diplomou em Serviço Social. Depois de trabalhar em diferentes meios televisivos de âmbito local e nacional, na Espanha, a partir de 2003 centra seu trabalho profissional dentro do mundo acadêmico, desenvolvendo práticas docentes e investigativas tanto em âmbito privado, IE University (Campus de Segovia, Bacharelado em Comunicação), como público, Universidade de Valladolid. Na Universidade de Salamanca atua como professora do Departamento de Sociologia e Comunicação, especificamente na área de Comunicação Audiovisual e Publicidade. Além disso, participou de diferentes experiências em instituições estrangeiras, como a Universidad del Valle de Atemajac (Guadalajara-México), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidad da Beira Interior (Portugal) e o Centro Universitário Santo Agostinho (Brasil). Atualmente é vicedecana de Estudiantes, Promoción y Extensión Universitaria da Universidad de Salamanca.

ALISSON DIAS GOMES

Graduação em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo), Faculdade Santo Agostinho (FSA, 2006), Teresina, PI. Máster en Comunicación y Educación, Universidad Autónoma de Barcelona (UAB, 2008), Barcelona, Espanha. Doctorado en Comunicación Audiovisual, Revolución Tecnológica y Cambios Culturales, Universidad de Salamanca (USAL, 2011), Salamanca, Espanha. Especialista em Planejamento e Gestão Educacional, Universidade Católica de Brasília (UCB, 2019), Brasília. Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distancia, Universidade Candido Mendes (UCAM, 2019), Rio de Janeiro. Atualmente, é professor de graduação e pós-graduação (latu sensu) do UNIFSA; coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa (NIP) do UNIFSA e membro do Comitê de Ética em Pesquisa, vinculado ao UNIFSA.

TÚLIO HENRIQUE PEREIRA

Desenvolve estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pesquisa no âmbito da História, Cultura, Imprensa e Representações Visuais da Arte no século XIX e XX. Possui Mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade (Multidisciplinar) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Desenvolve pesquisa com foco nos temas das Identidades Étnicas e Afro-brasileiras; História da Pele e do Corpo Negro no Brasil; Escravidão negra no Brasil Imperial, Pós-Colonialismo e Primeira República; Imagens Plásticas e Visuais; Século XIX e XX; Cultura; Memória e Representação.

LUIZIR DE OLIVEIRA

Concluiu o Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 2003. É professor Associado do Departamento de Filosofia, professor permanente do Mestrado Profissional em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Atua na área de filosofia com ênfase em Ética, Estética e Metafísica. Dedica-se à investigação temática da confluência entre Ética e Estética, com ênfase nas interfaces entre a Filosofia e a Literatura.

IZABEL HERIKA GOMES MATIAS CRONEMBERGER

Assistente Social, Especialista em Administração em Recursos Humanos, Mestre em Políticas Públicas, Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Experiência profissional – execução, gestão e avaliação de serviços, programas e políticas públicas da Seguridade Social brasileira. Docente em cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu). Principais temas de interesse, investigação e atuação: Políticas Públicas; Assistência Social; Famílias; Criança e Adolescente; Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Saúde da família e Comunidade; Pessoa com Deficiência; Organização Comunitária; projetos sociais. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa. Experiência e participação em Instâncias de Controle Social.

ESTÉLIO HENRIQUE MARTIN DANTAS

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exercito (1979), Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1972), Mestrado em Operações Militares, (1981), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Livre Docente em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (1994), realizou pós-doutoramento em Psicofisiologia na Universidade Gama Filho (1998), em Fisiologia na Universidad Católica San Antonio de Murcia (2001) e um estágio de investigação na Universidad de Valencia (Espanha – 2010). É Presidente de Honra da Rede Euroamericana de Motricidade Humana. Professor Titular aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atua no presente como professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Professor Titular da Universidade Tiradentes – UNIT. Ao longo de sua carreira acadêmica publicou 29 livros (diversos no exterior), 58 capítulos de livros, 522 artigos na íntegra em periódicos científicos, 759 trabalhos em anais de congressos, proferiu 749 conferências ou cursos e registrou duas patentes. Formou 50 doutores, 131 mestres e supervisionou 07 Pós-doutorados. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em: Qualidade de Vida, Exercício Físico e Saúde, Envelhecimento, Orientação e Detecção do Talento Esportivo e Treinamento de Alto Rendimento Esporte.

ANTÔNIO CARLOS LEAL CORTEZ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Especialista em Gestão da Atividade Física, Nutrição e Saúde, com Habilitação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Ademar Rosado – FAR (2006). Mestre em Alimentos e Nutrição, na área de Nutrição e Saúde pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (2012). Doutorando em Biociências (PPGENFBIO), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atualmente é professor e Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA. Coordenador do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

WALLACE RODRIGUES DE HOLANDA MIRANDA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí. Realizou residência médica em Clínica Médica e em Endocrinologia e Metabologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP-FMRP-USP). Concluiu doutorado pelo departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP) com ênfase em diabetes, tecido adiposo, estresse do retículo endoplasmático e inflamação.